
Serviço Social – Saiba as áreas de atuação
Hoje vamos falar sobre uma área que está diretamente ligada ao desenvolvimento da sociedade: Serviço Social
O foco do Assistente Social é integrar pessoas na sociedade e pregar coletividade. Este profissional luta para promover a igualdade na sociedade sociedade, faz análises, acompanha e propõe medidas que solucionam problemas a fim de melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos.
O Assistente Social pode trabalhar nos mais diversos setores. Podem trabalhar no setor privado, governamental e não governamental como, por exemplo:
- Educação
- Saúde
- Gênero
- Família
- Trabalho
- Habitação
- Assistência
- Lazer
- Reabilitação
- Sistemas penitenciários
- Previdência social
É uma profissão regulamentada e que exige curso superior em Serviço Social. O curso é reconhecido pelo MEC e para poder exercer a profissão você deve ter registro no Conselho Regional de Serviço Social.
O CURSO
O curso de Serviço Social possui o grau de bacharelado e dura em torno de 4 anos. Tem como objetivo formar profissionais capacitados a compreender e analisar a sociedade e as adversidades das pessoas e da comunidade.
O Assistente social busca fortalecer as relações sociais através de políticas que comprovam a igualdade entre pessoas e justiça social
Desde o primeiro momento do curso o aluno faz trabalhos em comunidades e instituições (escolas, sindicatos, ONGs, creches e cooperativas). Realizar um estágio com supervisão é obrigatório.
Você encontra a graduação presencial e semipresencial. A Anhanguera oferece este curso na modalidade semipresencial e reconhecida pelo MEC.
O que se estuda em Serviço Social
Entre as principais disciplinas do curso de Serviço Social, podemos citar:
- Assessoria e Consultoria em Serviço Social
- Desenvolvimento Econômico
- Desenvolvimento Local e Territorialização
- Direitos Humanos
- Educação Inclusiva
- Ética Profissional
- Família e Sociedade
- Filosofia
- Formação Social, Econômica e Política no Brasil
- Fundamentos das Políticas Sociais
- Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)
- Monitoramento e Avaliação em Serviço Social
- Movimentos Sociais
- Participação e Controle Social
- Pesquisa em Serviço Social
- Planos e Projetos de Intervenção Social
- Política de Seguridade Social
- Política de Atenção à Criança, Adolescente e Idoso
- Psicologia
- Responsabilidade Social e Meio Ambiente
Mercado de trabalho
A maioria dos Assistentes Sociais trabalha no setor público, mas são diversas as áreas de atuação. Ele pode trabalhar como autônomo prestando consultoria a empresas, por exemplo. Fazer parte de equipes em empresas, ONGS, associações, movimentos sociais, universidades, escolas, creches, hospitais, instituições técnicas e entre outras mais.
Existem diversos fatores que estão contribuindo para o aumento de profissionais desta área, mas a desigualdade de renda, o crescimento de políticas para a inclusão e acesso a todos á serviço básico são os principais motivos.
Se identificou? Entre em contato conosco pelo Whats: (51)996506389 e solicite informações.
Respostas