Saiba o que seu cabeleireiro gostaria de poder te dizer

Hoje é comemorado, oficialmente, o dia Nacional do Cabeleireiro. Esse profissional trabalha com o cabelo humano, faz tratamentos, cortes e colorações.

O cabeleireiro é um dos profissionais mais tradicionais do mundo, utiliza os mais variados itens para mexer no cabelo. Alguns itens mais utilizados por eles:

  • Tesouras;
  • Navalhas;
  • Pentes;
  • Capas;
  • Máquinas para o corte e o acabamento;
  • Produtos de coloração e tratamento.

Um cabeleireiro geralmente trabalha em salões OU estúdios de beleza, em casa ou a domicílio.

A Lei de 18 de janeiro de 2012 instituiu, oficialmente, o cabeleireiro, barbeiro, a manicure, o maquiador e os demais profissionais da área como profissionais reconhecidos. Porém existem várias confusões sobre a data em que realmente é comemorado o dia. 

  1. 3 de setembro: os sindicatos da classe davam a sugestão de comemorar neste dia;
  2. 3 de novembro:  é o dia do padroeiro dos cabeleireiros, São Martinho de Porre. Por isso dá confusão.

O cabeleireiro acaba se tornando um confidente das mulheres. Quem nunca foi ao salão fazer um procedimento no cabelo e contou as novidades, fofocas ou desabafou com seu cabeleireiro? Eu sempre!  

São Martinho de Porre é o padroeiro que protege este profissional. Antes de decidir dedicar-se a vida religiosa ele aprendeu a cortar cabelo, e, durante o tempo de convento cortou o cabelo e realiziu procedimentos estéticos nos colegas de profissão. Ele faleceu no dia 3 de novembro de 1639, e, por isso, muitas pessoas começaram a comemorar o dia do cabeleireiro no dia 3 de novembro.

Coisas que seu cabeleireiro gostaria de te dizer:

Todos nós já deixamos nosso (a) cabeleireiro (a) com vontade de dizer algumas coisinhas… Isso é comum em qualquer área, mas acredite, esses fatos podem mudar sua vida. 

1. Se atrasar é um problema!

O tempo desse profissional é cronometrado. Provavelmente os dez minutinhos do seu atraso vão causar um atraso nos próximos clientes e isso não é legal. Se seu cabeleireiro disse que não tinha problema, ele optou por ser educado, então que tal se organizar para sair um pouco antes e chegar na hora?

2. Use as fotos como referências

Você pode pegar a foto daquela modelo que cortou o cabelo da maneira que você achou legal e mostrar a ele, porém não espere que fique igual em você. Você tem características diferentes e o cabelo também, por isso lembre-se que o corte que você pediu foi inspirado e não copiado. Até porque qual a graça de todos estarem com cabelos iguais?

3. Cabeleireiros gostam de ter a responsabilidade apenas para eles

O cabelo faz parte dos nossos cartões de visita. Já parou para pensar na responsabilidade de deixar o cabelo lindo e a confiança dos clientes na hora de deixar sua mina de ouro nas mãos de um profissional? Por isso eles querem a responsabilidade apenas para eles, assim somente eles poderão acertar e errar. E acredite, eles farão de tudo para não errar.

4. Almoço, o que é isso?

Com um dia a dia tão corrido são raros os momentos que o cabeleireiro consegue sentar ao meio dia para almoçar. Muitas pessoas só conseguem horário para ir ao salão na hora do almoço, e um bom cabeleireiro não deixa seu cliente na mão. Por isso muitas vezes o almoço é dividido em mordidas entre um cliente e outro, ou seja, hoje seu cabeleireiro escolheu um pastel de lanche, então assim que um cliente for finalizado ele vai dar a primeira mordida no pastel e ‘’PRÓÓÓÓXIMO’’. 

5. São difíceis como cliente

Cada cabeleireiro uso técnicas diferentes, por isso eles preferem cuidar do seu próprio cabelo e manter o corte basicão. É difícil para este profissional confiar nas mãos de outro seu bem precioso, então não ache estranho se seu cabeleireiro não ter o corte do momento.

6. É loucura tingir o cabelo em casa

É comum as pessoas querem economizar e ir à farmácia comprar uma tinta e pintar o cabelo em casa. O barato sai caro, ja ouviu essa frase? Os cabeleireiros estudam frequentemente para saber o que é melhor para cada cabelo, por isso é recomendado que você faça os procedimentos no salão. Imagine usar uma tinta no cabelo e ela danificar ele todinho? Você gastou com o produto e vai gastar com tratamentos e produtos para reconstruir.

7. Nem só de trabalho o cabeleireiro vive

Eles possuem casa, família, amigos… Com toda tecnologia e rapidez nos atendimentos digitais as pessoas esquecem que cada um tem um horário de trabalho. Por isso quando precisar falar com seu best cabeleireiro, prefira os horários de trabalho dele para isso. Aquela mensagem a meia-noite não rola, viu? Todo mundo precisa de um tempinho de descanso.

Há diversos aspectos positivos e negativos, como em toda profissão, mas nada paga o sorriso de felicidade do cliente após horas de dedicação e cuidados. Por isso valorize seu cabeleireiro e o esforço que ele faz para se manter atualizado. Afinal, nosso amado cabelo deve estar bem cuidado. 

Parabéns a todos os cabeleireiros pelo seu dia!

Vá atrás da sua transformação, se o seu sonho é se tornar um profissional da área, não esqueça: estamos aqui para te ajudar!

Artigos Relacionados

Respostas