Racismo: Assunto muito comentado atualmente e por isso pode ser tema da redação do Enem em 2019

E chegamos ao quarto assunto dos temas que podem cair no Enem 2019 por serem muito comentados atualmente: O Racismo
Movimentos sociais que lutam por igualdade racial tem aumentado no Brasil. Denúncias de racismo no Brasil e no mundo têm se multiplicado todo o ano. São diversas formas de racismo, acontece em várias situações. Como por exemplo: pessoas que escrevem nas paredes frases como ”negro não é gente”, comentários em redes sociais e até ‘’fantasias’’ de escravos usadas no Dia das Bruxas.
De 2014 para cá o Observatório da Discriminação Racial no futebol teve o registro de 20 ocorrências de racismo, e delas, 8 foram em 2018. Isso só no futebol.
As políticas públicas estão sendo o foco nas medidas para combater o racismo, as cotas são um exemplo delas. Entre as causas do racismo vem da história, relação socioeconômica e da maneira que a renda é distribuída entre ‘’brancos’’ e ‘’negros’’.
O que é Racismo afinal?
É discriminar uma pessoa socialmente com base no pensamento de que existem raças humanas com níveis de superioridade. Algumas de suas motivações são baseadas em particularidades físicas e a maneira que a pessoa se comporta.
É uma maneira pejorativa e que descrimina, onde não há base científica para classificar um grupo de pessoas.
No Brasil o racismo é crime e está na Lei n 7.716/1989 e não tem fiança e não prescreve- quem praticou um ato não pode pagar para sair da cadeia e pode ser condenado a ser preso mesmo depois de ter acontecido muitos anos depois.
Tipos de racismo:

  • Racismo cultural: Quando uma cultura seria, em teoria, maior que a outra;
  • Racismo comunitarista: Defende que a raça não é biológica, mas que vem de uma cultura ou etnia;
  • Racismo ecológico (ou ambiental): praticado contra à natureza e afeta a comunidade e os grupos;
  • Racismo individual: surge de atitudes, interesses e pensamentos pessoais, inclusive de estereótipos.
  • Racismo institucional: quem prática são as instituições e existem números que comprovam, dados e estatísticas. Este tipo de racismo é muito comum e acontece no trabalho, na educação e etc, os  e acontece em lugares que os negros são tratados como marginais. Um exemplo é quando uma loja deixa de contratar uma pessoa que preenche todos os requisitos para trabalhar, mas contrata uma pessoa que não as preenche por que ele é branco e o que estaria apto para a vaga é negro;
  • Racismo primário: Não existe nenhuma justificativa, é praticado psicológica ou emocionalmente.

Agora você já tem mais uma base para estudar. Leia sobre o tema, procure notícias e se informe dos movimentos que lutam contra o racismo. Você vai estar preparado para o caso de ser escolhido o assunto como tema da redação do Enem e também vai aprender mais sobre o assunto, e, assim formar a sua opinião.
Por exemplo: Existem pessoas que acham justo as cotas e as outras que isso é mais um tipo de racismo. Tire suas próprias conclusões estudando o tema.
Até o próximo post!

Artigos Relacionados

Respostas