Privacidade na internet – Um dos assuntos em alta que podem cair no Enem 2019

Como prometi para você no post de ontem, vamos começar com a série de post de assuntos atuais que podem cair no Enem. O primeiro tema da série é um assunto muito atual e de interesse de todos nós conhecer: a privacidade na internet e uso de dados dos usuários.
Você já deve ter visto várias manchetes envolvendo escândalos por vazamento de dados. Ou já deve ter autorizado o uso de informações pessoais ao criar o email ou quando fez algum teste online, ou deve conhecer essa prática como Política de Privacidade. E até me arrisco a apostar que, como eu e a maioria das pessoas, não lê esta política.
Particularmente eu achava que a política de privacidade era um documento onde a empresa se compromete a não deixar meus dados vazarem, por isso nunca li e ‘’ERRRROOOOOUUUU’’. Na verdade a política de privacidade é um documento que diz quais dados estão sendo coletados e como eles serão usados ( Leia o artigo completo em Política de Privacidade )
Já passou pela sua cabeça o que as redes sociais ganham com usuários que não pagam para usá-las? Pois é, eles coletam nossos dados e usam para direcionamento de publicidade. Ou seja, as empresas pagam para as redes sociais entregar propagandas aos usuários. Então a rede social gera conteúdos a partir do que você curte, comenta e compartilha. Exemplo: eu adoro maquiagem, pesquiso o assunto, curto e me envolvo com este tipo de publicação, então recebo muita propaganda a partir disso. (Leia o post completo em O que as redes sociais ganham? )
O tema do Enem de 2018 abordou o controle de dados. A manipulação de pessoas está envolvida nestes controles. Houve um escândalo recente sobre o assunto. Uma empresa coletou dados por meio de testes de personalidades e curtidas no Facebook, após a coleta fez o envio de propaganda eleitoral personalizada. Isso teria interferido nas eleições presidenciais dos EUA, onde Donald Trump foi eleito.
Fique preparado para o tema. Leia notícias, artigos ou assista vídeos no Youtube. Além de te estar preparado você vai ficar informado sobre o  funcionamento das mídias sociais e prevenir transtornos futuros.
Gostou do artigo? Amanhã tem mais!
Até logo!

Artigos Relacionados

Respostas