Postura Profissional

Bom, este artigo será um pouco extenso, então se acomode. Porém é um assunto muito importante para seu sucesso profissional. Então tenha uma boa leitura.

Postura profissional

Já passou pela sua cabeça sobre o comportamento no ambiente de trabalho? Você age de acordo com os princípios da empresa? Vamos refletir juntos!

Para que serve uma postura profissional?

Ter uma postura profissional é essencial para saber se você está direcionando de maneira correta sua carreira, mas além disso, é fundamental para solidar sua carreira e baseando-a em princípios éticos.

O que é postura profissional?

É o seu comportamento e a maneira de se relacionar no ambiente de trabalho. 

Fácil, não é?

Os vínculos que você estabelece e a maneira que se comporta dentro da empresa são os responsáveis por definir a sua postura profissional.

Mas também não basta ser amigo de todos e comunicativo para se destacar. Avalie a maneira que suas características refletem em atitudes e a interferência que elas causam nas suas relações. A maneira que você lida com as pessoas e as necessidades do trabalho determinam sua postura profissional.

A importância e os benefícios de se manter uma postura profissional

Pense que sua postura profissional é o seu documento dentro da empresa. Ela determina o tipo de funcionário que você é. Quanto mais bonito seu documento, mais a confiança que você vai passar – até para seus gestores. Além disso você fica com a consciência tranquila pelas suas ações. Existe vantagem maior?

Como posso ter uma boa postura profissional?

Para isso é necessário que sua postura profissional seja fundamentada em princípios éticos, você deve estabelecer uma relação boa coms seus colegas e empresa. Mas isso não é tão rápido de criar, vamos ver.

A construção de uma postura profissional

Como seria bom nascer com a postura profissional correta, não é? Mas as coisas não acontecem assim, infelizmente, é uma construção diária, é trocar experiências e vivências de anos de trabalho.

Nossa postura profissional reflete quem somos como pessoas. O que devemos fazer é nos questionar a respeito dos nossos valores, o que está em primeiro em nossa vida e até onde chegaria para conquistar. Determine-os como pilares para seu sucesso profissional.

Dicas para uma boa postura profissional

Se você está se perguntando por onde pode começar então vai ficar feliz. Preparei algumas dicas para você se destacar e desenvolver uma postura profissional. Confira 

1 – Vista-se de acordo

Prometo não atacar de estilista e montar looks de trabalho, porém entender que cada roupa tem seu momento e local para usar é importante. Claro que o estilo de cada um deve ser respeitado.

Aquela saia e o cropped que usa para a balada e que fica deslumbrante não vai causar o mesmo efeito em uma sala de aula com diversos alunos, por exemplo. Na hora de se vestir para trabalhar pergunte-se qual é a impressão que quer passar com aquela roupa. Reflita sobre as características da empresa. Em caso de dúvidas pergunte ao bom senso. 

2 – Pontualidade

Chegar atrasado não é charme, é falta de responsabilidade, principalmente no ambiente de trabalho. Quanto mais pontual você for, mais vai mostrar seu comprometimento com o trabalho. Quem cumpre horários e prazos demonstram mais interesse do que os que sempre estão correndo para entregar no prazo. Claro, imprevistos acontecem, procure evitar, e caso não consiga, informe com antecedência.

3 –  Seja bem humorado e trate as pessoas de maneira igual

“Ame o seu trabalho e não tenha que trabalhar um dia sequer de sua vida”. Clichê né? Mas faz sentido. Se você gosta do que faz, do ambiente e dos colegas de trabalho já está com 90% do caminho andado para ser bem humorado. Não é legal tratar seus colegas distintamente, por isso, seja imparcial. Claro, que sempre teremos mais afinidade com uns do que com outros, porém, isso não significa que você pode tratar com indiferença os demais. Cumprimente todo mundo e trate todos com respeito. 

Em toda empresa existem as pessoas que puxam o saco na empresa, há quem pense que isso pode favorecer seu crescimento, porém pode acontecer o contrário, caso o líder perceba este comportamento. Por isso é fundamental tratar a todos de maneira igual e profissionalmente. Lembre-se que o mundo gira e estar de consciência tranquila não tem preço que pague.

4 – Respeite a política da empresa

As políticas internas variam de empresa para empresa. Se você busca por uma postura profissional perfeita, não pode deixar de seguir estas politicas. Caso tenha alguma colocação a respeito, converse com o gestor e não faça nada precipitado. A melhor maneira de resolver os problemas é dialogar e procurar a pessoa certa antes de fazer picuinhas na empresa ou tomar atitudes a respeito. Com isso você ganha pontos também.

5 –  Leve o trabalho a sério

Trabalhar em alguma coisa que te traz felicidade não significa que pode tratar seu trabalho como um hobby. Rir e passar bons momentos com seus colegas é indispensável, mas existe um limite e você não pode perder o foco das obrigações na qual você foi contratado para desempenhar. Uma boa maneira de manter o foco é traçar metas e superá-las diariamente, assim você estará traçando uma carreira com seriedade e comprometimento

6 – Postura profissional para se destacar no trabalho

Muitas pessoas focam em buscar diferenciais, estão sempre se especializando, qualificando e atualizando em busca de cargos melhores. Claro que participar de palestras, networkings e outras séries de eventos é importante, afinal,  trocas de experiências agregam em nosso desenvolvimento. Mas algumas pessoas esquecem do básico: manter uma postura que condiz com seu cargo.

Exemplo: Você é um especialista em vendas e seu cargo é muito importante, porém você não cumpre horários, chega atrasado para reuniões, deixa os clientes esperando, enfim. Sua especialidade não vai te servir em nada, seus patrões estarão insatisfeitos, os clientes vão dizer que o atendimento está péssimo e tudo se transforma numa bola de neve, uma coisa leva a outra. Preocupe-se com sua imagem.

7 – Como ser um profissional de destaque?

Tenha uma postura no trabalho que não dê margem a questionamentos;

  •  Seja confiável;
  • Seja alguém que os outros se inspiram;
  • Seja positivo;
  • Melhore as suas competências técnicas com cursos e especializações;

8 – Como ter atitudes adequadas?

Depois de seguir as orientações anteriores o seu pensamento vai mudar e, consequentemente, as atitudes também

Você vai começar a tomar atitudes baseadas no coletivo e não no individual, ou seja, ao invés de pensar ‘’ o que eu faço para conseguir ganhar um cargo melhor?’’ você vai pensar ‘’como posso ajudar no crescimento da empresa?’’.

Entenda que eu não estou dizendo para deixar de almejar as coisas, de sonhar ou buscar um cargo melhor, estou mostrando a maneira natural que as coisas podem acontecer.

Ao fazer seu trabalho bem feito, anexada a uma postura profissional adequada, você vai chegar aonde quer de uma maneira mais simples e através de suas competências. Assim esta conquista terá um sabor de vitória mais grandioso.

9 – Postura profissional na hora da entrevista de emprego

Não só durante o trabalho, mas também na hora de contratar novos colaboradores é importante ter uma postura profissional. O próprio currículo mostra o quanto o profissional é comprometido pelo trabalho.

10 – Sinais de que você precisa melhorar sua postura profissional

Se faça essas perguntas:

  1. Meus colegas demonstram interesse em me ajudar no trabalho?
  2. Sou convidado para projetos novos?
  3. Como estão meus feedbacks?
  4. Minha opinião é cogitada?
  5. Eu recebo informações confidenciais? 
  6. Sou o último a perceber mudanças?
  7. Como estou me comportando na empresa?
  8. Como estão meus resultados?

Se para a maioria destas perguntas as respostas foram negativas, reveja o que está acontecendo de errado e faça mudanças que agregam a sua postura profissional.

Você deve ter seus objetivos bem traçados e eles devem condizer com a sua pessoa. Se auto avalie regularmente. Sempre tem algo no qual podemos melhorar. Caso precise de ajuda procure um coach, ele poderá agregar muito.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado. E se você gostou compartilhe com o maior número de pessoas possível para que elas possam se tornar profissionais cada vez melhores.

Até a próxima e conte conosco!

Artigos Relacionados

Respostas