Outono – Estação da mudança

Aaaah verão, vamos sentir saudades, bom, alguns de nós. Março, o mês em que damos nosso até logo ao verão e um olá ao outono.  Antecedendo o inverno e deixando suas lindas paisagens, o outono traz diversas mudanças em nossos dias.
No hemisfério Sul o outono inicia entre 20 e 21 de março e, termina entre 20 e 21 de junho. No hemisfério norte, o início acontece entre 22 e 23 de setembro, e encerra entre 21 e 22 de dezembro. Em 2020 o outono vai iniciar no dia 20 de março e terminar em 20 de junho.
Durante o outono a luz do sol vai diminuindo diariamente. O dia se torna noite mais rápido, e a noite se torna dia mais lentamente. Isso acontece por que o outono inicia no ápice do equinócio, fase que a Terra está iluminada da mesma forma entre seus hemisférios Sul e Norte. O sol ilumina igualmente a Terra e como consequência os dias e noites têm a mesma duração. Este fenômeno é chamado de equinócio de outono. Há um outro equinócio que acontece na primavera, mas isso é tema de outro post.
Sendo assim, conforme o outono vai acabando, a forma que o Sol ilumina a Terra vai ficando cada vez mais desigual, e isso torna os dias e a noite com duração diferente, e os seus resultados são alterações de clima.
Mas o outono é apenas perceptível nos hemisférios sul e norte. Nas áreas equatoriais, com latitudes baixas, as quatros estações não são tão perceptíveis.
Características
De uma maneira mais simplificada suas características são:

  • As noites vão ficando mais longas a medida que o inverno se aproxima;
  • Existe mais vento;
  • A temperatura diminui gradativamente;
  • Mais nevoeiro pela manhã;
  • A umidade do ar diminui;
  • Há vegetações que se adaptam a mudança do clima deixando suas folhas cairem para que isso ocorra, isso também ocorre pelo fato de diminuir a fotossíntese por haver menos iluminação do sol;
  • queda de temperaturas na região centro-oeste e Sul do Brasil. Já no Sul e em regiões serranas pode acontecer geada, e em alguns casos, neve.

As belezas do outono
Culturalmente falando, o outono remete beleza, mas, também, de tristeza entre um acontecimento e outro; onde muitos o consideram um momento de mudança. A queda das folhas, os locais cobertos pelas folhas e as árvores ‘’nuas’’ são palco de lindas fotos e trazem diversas obras de arte registradas em imagens e pinturas. Ou apenas eu que sou a louca das fotos?
Então se você está procurando por mudanças em sua vida, a época é agora. Inspire-se na estação da mudança e transforme-se. 
Até o próximo post.

Artigos Relacionados