O impacto da educação em sua vida

A educação não só é importante, mas é um direito de todos. Hoje vamos falar sobre o tema e entender o quanto faz a diferença uma educação de qualidade como individuos e os benefícios que ela pode trazer ao nosso país.

Segundo a socióloga e pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, Sandra Unbehaum, perguntar porque a educação é importante é como perguntar a importância do oxigênio, pois, assim como precisamos do oxigênio para viver, a educação nos deixa preparados para a vida.

É com a educação que desenvolvemos nossa cultura, a economia e a sociedade. A educação de qualidade assegura que os outros direitos sejam cumpridos a nós.  Se não termos conhecimento e acesso a informações como saberemos quais são nossos direitos?

São tantos os impactos e a um nível tão extenso que é difícil enumerar. Mas veremos a seguir os mais importantes direitos:

  • Combate a pobreza
  • Crescimento da economia
  • Promove a saúde
  • Diminui a violência
  • Dá acesso a outros direitos
  • Ajuda na proteção do meio ambiente
  • Deixa a todos mais feliz
  • Deixa a democracia e a cidadania mais forte
  • Ajuda na compreensão do mundo

Combate a pobreza

Através de uma pesquisa do Instituto Votorantim foi constatado que quanto mais as pessoas estudam mais são as chances no mercado de trabalho. Veja os números:

Um pós graduado tem 422% mais chances de ter um emprego que um analfabeto, e, isso, também reflete no salário, um pós graduado recebe, em média, 544% mais que de uma pessoa que não estudou. Estudos mostram que, em países de baixa renda, os estudantes saíssem da escola ao menos sabendo ler 71 milhões de pessoas poderiam sair da pobreza. 

Crescimento da economia 

Paul Romer, nobel da Economia e professor da Universidade de NY, fez uma observação importante em uma entrevista a revista EXAME: ‘’Quando olhamos para trás e comparamos o desempenho econômico de 50 países e um grande número de variáveis, o que salta aos olhos é o poder da educação”

A UNESCO divulgou um relatório que mostra que países preocupados em promover a educação de qualidade tem um aumento por ano de, em média, 0,37% do PIB. O que confirma a observação de Romer.

Promove a Saúde

Pessoas com uma educação de qualidade sabem a importância de seguir com a vacinação correta dos filhos, a alimentação e cuidados com a higiene. Com isso,  podem repassar ainda mais aos que o rodeiam informações corretas. A educação, além de reduzir o número de mortalidade infantil, diminui a taxa de fecundidade, pelo fato das pessoas entenderem a importância de se prevenir e de como é necessário uma estrutura para cuidar da educação dos filhos, promovendo assim hábitos saudáveis desde pequenos e repassando isso a outras gerações. Por exemplo, uma pessoa mais estudada tem menos chance de fumar, e independe de sexo, idade e renda.

Combate a violência

Com tudo isso que citamos anteriormente, logo, a educação age diretamente no combate a violência, pois assim estará controlando a desigualdade social que é uma das maiores causas da violência. Quanto maior a educação maior será a tolerância entre as pessoas e menos serão os conflitos.

Dá acesso a outros direitos

Somente a educação permite que o indivíduo tenha acesso a seus direitos e deveres. Ela permite que os individuos entendam e saibam como solicitá-los, e, assim,  e assim optar pelas melhores escolhas

Protege o meio ambiente

Uma pessoa que teve acesso a educação saberá melhor dos impactos que suas ações tem no meio ambiente, por isso, essas pessoas serão educadas a terem uma consciência ecológica correta.

Traz felicidade

 A OECD realizou o estudo “Quais são os benefícios sociais da Educação?” com pessoas de níveis educacionais diferentes e constatou maior satisfação em pessoas que estudam do que daquelas que estudaram pouco ou não tiveram nenhum acesso a educação.

Deixa a democracia e a cidadania mais forte

O mesmo estudo constatou, ainda, que pessoas com níveis de estudo superiores são mais engajadas no desenvolvimento social e vão às urnas. Segundo este estudo jovens com formação superior vão 80% as urnas, já dos que apenas tem ensino médio completo 54% fazem seu papel eleitoral.

Ajuda na compreensão do mundo

É através da educação que podemos compreender melhor o mundo em que vivemos, e isso não é importante apenas para os filósofos, mas sim para todos. É através da compreensão do mundo que poderemos ajudar pessoas que amamos e ser ajudado por elas. 

Compreendeu a importância da educação? O conhecimento é o único bem que ninguém pode tirar de nós. 

Por isso comece agora a adquirir o conhecimento que você precisa para tornar o mundo um lugar melhor. Nós podemos te ajudar, confira nossos cursos clicando aqui

Artigos Relacionados

Respostas