
Mais que a busca pela igualdade, uma vitória para alguém que nos trouxe a vida! Dia 08 de Março, dia internacional do poder e da vida!
Em março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, mas vamos concordar que elas merecem amor, respeito e carinho todos os dias. Mulheres são o sinônimo de delicadeza e força. E em homenagem a elas vamos falar de como surgiu essa data.
Existem algumas versões sobre o Dia da Mulher, são elas as associações:
- Greve das mulheres na Triangle Shirtwaist Company em 1911
- Revolução Russa de 1917 pelas várias manifestações das mulheres operárias
- Jornais franceses e alemães relataram uma notícia de greve em 8 de março de 1857 que de fato não ocorreu
O evento de fato foi na Revolução Russa de 1917, onde foram feitas muitas manifestações e reivindicações das mulheres. Em 08 de março de 1917 em torno de 90 mil operárias russas protestam por melhores condições de vida e de trabalho e se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau II. O que ficou conhecido como ‘’Pão e Paz’’, pelo fato das mulheres lutarem contra a fome e a primeira guerra mundial em 1914 – 1918)
Independente de qual a versão todos os movimentos tinham o mesmo objetivo, alertar sobre as condições que as mulheres estavam sujeitas e as desigualdades que elas sofriam.
Dentre elas se destacam:
- As longas jornadas de trabalho que tinham que cumprir
- Baixos salários
As mulheres lutavam para ter condições de trabalho dignas, uma vida melhor, e, ainda o direito ao voto, entre outros.
Então, diante de toda essa luta dedicar um dia em homenagem a essas batalhadora é no mínimo justo. E todas essas lutas moldaram o que hoje chamamos de Dia Internacional da Mulher.
Essas mulheres mostraram sua força, nos dias de hoje não é diferente, as mulheres cada vez buscam mais seu espaço, lutam para serem tratadas de maneira igual e para acabar com a violência contra elas.