“Fui demitido, e agora?” Saiba o que fazer para se recolocar

“Fui demitido(a)”. Essa é uma das frases que mais preocupam os profissionais, qualquer que seja seu nível de formação ou cargo desempenhado. Afinal, com um mercado que tem mostrado sinais claros de instabilidade, perder o emprego pode representar algumas complicações financeiras. 

Porém, por mais que seja uma situação desconfortável, o primeiro passo é manter a calma. Essa pode ser uma breve fase em que terá contato com novas oportunidades e abordagens de atuação.

Neste post, você vai conferir algumas dicas para se recolocar no mercado de trabalho o quanto antes.


Entenda a situação de empregabilidade no país: 2019 terminou com milhões de desempregados. E 2020 será marcado como um dos anos mais complicados no quesito empregabilidade, muito devido à pandemia do novo coronavírus. 

Então se você ficou desempregado, para começar, pesquise sobre as áreas com maior demanda, vá em busca de áreas que precisam constantemente de profissionais.

Tenha em mente seu plano de carreira: Você deseja ocupar um cargo de liderança ou de especialista? Trace e descreva seus objetivos profissionais, para inclusive, apresentá-los no currículo.

Atente-se ao currículo: é ele que coloca você mais próximo a uma oportunidade de emprego ou estágio. É a sua apresentação profissional para os recrutadores. Nele, é preciso descrever quais são as suas pretensões e atributos de forma objetiva e estratégica. Inclusive, você pode usar seu perfil no LinkedIn como currículo digital ou em complemento ao documento. 

Faça networking: Por falar no LinkedIn, além de aproximar pessoas de oportunidades de emprego, é possível trocar experiências com profissionais de diferentes áreas, gerar conteúdo de relevância para o público e interagir em publicações para compartilhar sua visão de mercado. Quando você se coloca em visibilidade, é notado por muitas pessoas. Em consequência, elas podem lembrar de você e lhe indicar para alguma vaga.

Capacite-se: O que as melhores empresas buscam em um profissional é a capacidade de fazer a diferença no negócio. Para chegar lá, é preciso investir na prática do desenvolvimentos das suas habilidades técnicas e comportamentais.

Por fim, não deixe de colocar seu currículo para jogo! Cadastre-se em plataformas de vagas de emprego.

Com as dicas deste post, sua mensagem de “fui demitido” pode ser substituída por “fui realocado” rapidamente. O mais importante é confiar no seu potencial e continuar investindo na sua educação, a fim de desenvolver ainda mais as suas competências. Isso vai destacar o seu perfil profissional e atrair a atenção de grandes empresas.

Artigos Relacionados

Respostas