Estatuto do desarmamento – Assunto em Destaque que pode ser tema no Enem 2019

O terceiro tema da série sobre o Enem é sobre o Estatuto do Desarmamento.
Depois que Jair Bolsonaro foi eleito Presidente do Brasil, os debates em relação ao Estatuto do Desarmamento voltaram à mídia. O ex-presidente Lula sancionou a lei que mantém o registro, a posse e o comércio de armas de fogo e de munição. Depois da eleição, essa lei corre o risco de ser revogada e isso pode ocorrer ainda em 2019.
É um tema extremamente polêmico. Tem o envolvimento de ideias pessoais. A fabricação das armas envolve muito dinheiro, mesmo que aqui no Brasil ainda não seja tão forte.
A lei foi criada com o intuito de reduzir os homicídios no país. Em 2015 o Mapa da Violência demonstra que ela realmente ajudou na diminuição deste número, foram mais de 160 mil vidas salvas depois que o estatuto foi criado. Desde a  criação do estatuto 130 mil armas não estão mais circulando no Brasil.
Mas existem deputados que questionam estes números, são conhecidos como ‘’bancada da bala’’. Já tentam a alguns anos, desde 2012 mais precisamente, através de um projeto de lei, anular o estatuto.
Você pode conhecer mais sobre o estatuto e o que acontece no Congresso através de sites confiáveis, noticiários ou até mesmo acompanhar canais como a TV Senado, TV Câmara e na íntegra ver as sessões. Fique pronto para o caso deste tema entrar na redação.
Até o próximo post!

Artigos Relacionados

Respostas