Escola sem partido – Polêmica que pode ser tema do Enem 2019

Quem nunca teve aquele professor que na aula dava sua opinião política na aula e defendia um partido ou ideia de um partido sem ser neutro, mas, sim, com um fanatismo?
Eu tive vááários!! Confesso que quando a gente queria  matar aula começávamos um debate sobre o assunto na sala. Em muitos casos até éramos prejudicados por ter uma opinião contrária. Mas enfim!
Mas se você não teve essa experiência, acredito que já tenha ouvido falar nas últimas polêmicas sobre o assunto. Mas não deve ter passado na sua cabeça que pelo fato de estar sendo muito debatido poder cair no Enem. Pois é, mas pode sim ser o tema da prova. Neste post eu vou explicar um pouco sobre o assunto.
O movimento que declara-se como um tipo de porta voz dos alunos e pais que não concordam com a denominação de ‘’doutrina ideológica’’. Este movimento iniciou em 2004, mas as polêmicas começaram a surgir em 2015, sobretudo devido a lei 867 que está transitando no Congresso.
Com intuito de proibir que os professores abordem temas “em conflito com convicções religiosas ou morais dos pais ou responsáveis”, nesta lista estão inclusos assuntos de gênero, a orientação sexual e participar de manifestações.
Existe um debate se o projeto de lei vai contra a Constituição ou se esses assuntos podem ser vistos de maneira neutra. Existe mais um assunto polêmico que é até onde a educação familiar pode interferir no ambiente da escola.
Pessoas que são opostas ao projeto afirmam que ele iria contra a liberdade de expressão.
Professores estão classificando o PL como a ‘’lei da mordaça’’. Já quem apoia está tentando tornar estes mandamentos sejam bons.
Mas como eu faço para conhecer mais sobre o movimento?
Se você clicar em Escola sem partido vai acessar diretamente o site do movimento e assim pode conhecê-los um pouco melhor.. Mas ao digitar no Google ‘’Escola sem Partido’’ Você vai encontrar diversos vídeos que falam sobre o tema. Ressaltando, procure fontes confiáveis sobre o assunto.
Então estude o tema, tire suas conclusões e fique pronto para que caso o assunto seja tema no Enem você se dê bem!
Até a próxima dica!

Artigos Relacionados

Respostas