Curiosidades sobre o Dia do Trabalho

Começar o mês com feriado é coisa boa né? E quando cai na sexta então? É aquele SEEEEXTOU que todo mundo gosta. Mas, nem sempre foi desse jeito, no Brasil a data será comemorada pela 95º vez esse ano. O presidente Artur Bernardes decretou o dia 1º de Maio como feriado nacional em 1925.

Origem da atual comemoração

A primeira vez que o mundo passou a comemorar esta data foi em 1989, calma, você já vai entender.

Em 1° de maio de 1886 o ato conhecido como Revolta Haymarket dava início ao que hoje é chamado de dia do trabalho. Na cidade de Chicago, (EUA) os trabalhadores realizaram uma greve geral pedindo a redução da jornada de trabalho diária, de 13h para 8h, paralisando assim os Estados Unidos com passeatas, piquetes e violência. 

Em 1989 foi oficializado o dia do trabalho para homenagear a luta dos trabalhadores e as centenas de mortes ocorridas em confrontos dos manifestantes com a polícia.

Labour Day nos Estados Unidos

A origem do 1º de maio foi nos Estados Unidos, mas a comemoração da data lá ocorre em épocas do ano diferentes. Os Estados Unidos comemoram a data na primeira segunda-feira de setembro. A comemoração é com direito a desfile, festa e piqueniques desde o ano de 1894.

Australia 

Na Austrália não existe uma data fixa, cada estado tem a data determinada. A Capital da Austrália, New South Wales e South Australia fazem suas comemorações na primeira segunda-feira de outubro. Diferente das cidades de Victoria e Tasmânia que comemoram na primeira segunda-feira de março. 

Brasil

Aqui no Brasil era comum a data ter manifestos, porém Getúlio Vargas mudou este fato no seu governo. Ele passou a usar a data para anunciar benefícios aos trabalhadores. Uma das iniciativas anunciadas foi a criação da Justiça do Trabalho em 1941 e a promoção da CLT em 1943.

Férias pelo mundo

Esta data deu uma das grandes conquistas dos trabalhadores pelo mundo, sim, elas, as tão amadas FÉRIAS. No Brasil temos direito a 30 dias de férias por ano, já na China esse número cai para 5 dias. E cada país ainda possui um tempo diferente

Essas são algumas das curiosidades da data. Desejo a você um feliz dia do trabalhador e um boom feriado! 

Até mais!!

Artigos Relacionados

Respostas