Corrupção – Um dos temas que estão em alta e tem a possibilidade de cair na redação do Enem

Voltamos com a segunda dica de conteúdo que pode cair na prova do enem. Hoje vamos abordar um dos temas mais comentados do momento; a corrupção. Segundo o dicionário a corrupção é o ‘’ato de corromper alguém ou algo para obter alguma vantagem’’. Quando falamos no sentido político esses atos se referem a desviar verbas públicas, fazer lavagem de dinheiro, pagar propina e abusar do poder.
Todos pensamos que a corrupção só existe em nosso Brasil. Mas isso existe em outros lugares. A Coreia do Sul já teve três chefes de Estado presos por serem corruptos. A prisão mais recente no caso da Coreia foi a do ex-presidente Park Geun-hye, ele foi condenado a ficar preso por 24 anos. Já no caso dos Estados Unidos o Presidente Donald Trump teve a acusação de violar a constituição.
Corrupção é crime. Veja abaixo os tópicos que caracterizam corrupção:

  • Ao favorecer uma pessoa estar prejudicando outra;
  • Em troca de um serviço público aceitar ou pedir dinheiro, favorecer empresas retirando multas e/ou licitações
  • Fazer desvio de dinheiro público;
  • Desviar recurso de um condomínio;

Mais presente em países com sistema democrático e do terceiro mundo. Ela não existe em apenas uma parte do poder público, mas sim em todas elas, no legislativo, executivo e judiciário. Essa prática prejudica a todos, mas quem é mais atingido são pessoas de classe pobre. É uma classe com mais dependência de setores públicos ( saúde, educação, segurança…)
Na classificação de uma organização que mede índices de corrupção o Brasil está atualmente em 54º lugar com 3,9. O primeiro lugar desta lista é a Finlândia com nota de 9,7. Veja a publicação completa em: Corrupção
Existe a corrupção ativa e a corrupção passiva. Corrupção ativa é quando o particular oferece uma vantagem ao funcionário público. Corrupção passiva é quando o funcionário público pede para receber verba indevida.
Veja a publicação completa em: Diferença de corrupção passiva e ativa
Então para aprender mais sobre corrupção e se preparar sobre o tema, procurem em sites confiáveis as notícias do assunto, leia jornais e estude o assunto. Entender sobre o assunto é um passo importante para se sair bem, mas é mais importante para formar sua opinião sobre a política e escolher bem na hora de dar seu voto.
Aguardo você no próximo post!

Artigos Relacionados

Respostas