Conheça a importância da empatia no trabalho

Você deve estar familiarizado com a palavra empatia. Ela tem sido muito usada atualmente e seu significado é: ‘’ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria , ou agiria nas mesmas circunstâncias.’’ Em outras palavras, uma pessoa empática é aquela que mede suas ações e se pergunta como seria o impacto da ação se fosse consigo mesmo. E sim, essa atitude é importante em todas as partes da vida.

São nas pequenas coisas que ela se encaixa melhor, como em cumprimentar a faxineira, deixar que uma mulher grávida sente no seu lugar no metrô, tratar as pessoas bem e procurar respeitar e ouvir seu colega de trabalho.

Empatia no trabalho


No ambiente de trabalho as pessoas costumam deixar o ego falar mais alto e competir uns com os outros, o que não é saudável para a empresa e para os colaboradores. A empatia é muito importante, e, a seguir vamos ver como aderi-la em nossa vida profissional.

Comportamento


Deixe a velha prática de competição entre os outros funcionários de lado. Se você está tentando ‘’vencer’’ seu colega faça isso mostrando suas qualidades. Evite trapaças, sentimento de superioridade ou inferioridade e todos aqueles que são totalmente diferentes de empatia.

Para isso conheça as pessoas que trabalham com você, entenda mais o trabalho deles e se ofereça para ajudar. Todos estão trabalhando por um único objetivo e que vocês não são rivais, mas sim, aliados.

Converse


Quando houver uma falha de comunicação entre colegas e causar desentendimentos, converse, assim, os problemas serão resolvidos. Essas falhas acontecem e isso pode ser levado para o lado pessoal por algumas pessoas, porém é extremamente necessário que todos entendam e estejam sincronizados.
Procure ter conversas sinceras, de maneira respeitosa e deixe a empatia no ar com seus colegas.Receber feedbacks é importante no trabalho, só assim você saberá os pontos a mudar para evoluir. Nem todos concordam em tudo, mas acima disso está o respeito. A empatia e o respeito devem andar juntos.
A empatia vem de poucos gestos, basta se colocar no lugar do outro, fazer a si mesmo a pergunta ‘’e se fosse comigo?’’ se a resposta for negativa repense sua atitude. Pense antes de falar e agir. Ser sábio evita vários conflitos e deixa o time da empresa harmônico e unido. Aja assim em todos as relações da sua vida

Mas nada vale ser empático sem conhecimento né? Por isso invista em você e se torne um profissional completo com nossas transformações profissionais. Conheça nossos cursos clicando aqui e se torne um profissional completo.

Artigos Relacionados

Respostas