Como montar um plano de estudos para as crianças em casa?

A rotina escolar das crianças também sofreu alterações devido a pandemia. Manter os pequenos com os estudos na linha não é tarefa fácil, mas com três passos simples é possível organizar uma rotina de estudos. Vamos conferir?
Passo 1 –  Faça uma lista de tarefas 
Anote em uma lista tudo que a criança ou o adolescente tem a fazer desde a hora que acorda até a hora que vai dormir. Se pergunte se ele tem algum a fazer em casa, atividade física e o que tem para estudar. Horário das refeições, enfim, tudo da sua rotina.
Passo 2 – Horário de estudos
Defina o melhor horário, mas para isso é necessário saber qual o horário em que ele tem um desempenho melhor, ou o horário normal de aula. Por exemplo, se ele estuda pela manhã o ideal é manter a rotina. Se ele acorda as seis deve manter esse horário, tomar café ir estudar o horário em que as aulas começam. 
Passo 3 –  Defina o tempo e organize as disciplinas
Dentre o horário escolhido para estudar determine o que será feito. Supondo que os estudos começam às 8h da manhã, então, às 8h será matemática –  9h geografia – 10h português e assim o tema escolhido de cada matéria.
Momento de aprendizagem
Esse momento deve ser aproveitado para que pais e filhos passem um tempo juntos, mas ele pode ser aproveitado para ensinar autonomia, responsabilidade e resiliência. E é importante que toda a família se envolva nessa rotina. 
Cuidados
1 – Tempo de duração: Escolha um horário específico e mantenha esse horário, você não precisa que ele dure o tempo de aula, 1h ou 2h já é o suficiente, e dê preferência para o período que a criança já estuda. Manhã, tarde ou noite.
2 – Local:  sabemos que nem sempre as casas têm estruturas de aprendizagem, mas o mínimo é um espaço silencioso e confortável (iluminado, uma mesa para apoiar os materiais, e uma cadeira)
3 – Conteúdos: Continue a aprendizagem, através dos livros didáticos você pode auxiliar a criança qual seria os próximos passos do que ela iria aprender presencialmente. Outra maneira de estudo é revisar os conteúdos e foque onde a criança tem mais dificuldade de aprender.
Neste plano de estudo é ideal que todas as matérias estejam incluídas, até mesmo exercício físico. Mas é provável que nem sempre a criança consiga cumprir essa rotina, seja empático, lembre que todos estamos vivendo uma fase difícil, a ansiedade,o isolamento e a tensão já são grandes. Dê um tempo quando ele precisar.
Bom, espero que as dicas tenham sido úteis e que você faça muito proveito.
Até logo!

Artigos Relacionados