
Como conseguir se concentrar para estudar
Há alguns dias fizemos uma enquete no facebook perguntando sobre as dificuldades na hora de estudar. A maioria das pessoas, que participaram, afirmou que é a concentração é a maior dificuldade e poucas têm dificuldade em entender a matéria. Mas olhando em outro ponto de vista, a falta de concentração pode atrapalhar o entendimento da matéria, concorda?
Pois é. Pensando nisso eu resolvi conversar sobre as estratégias que podemos adotar para se concentrar. Então vamos focar em conseguir estudar com mais qualidade?
1 – Escolha um lugar para estudar
É muito importante definir um único lugar para estudar, nosso cérebro precisa reconhecer e se habituar as situações. Então se você escolher a escrivaninha da sala para estudar na hora ele vai entender que é a hora do estudo.
Escolha um local bem iluminado e que você se sinta confortável. Por exemplo, na hora que eu escrevo um artigo eu tenho todo um ritual antes de escrever. O som de fundo que escuto, a organização da mesa,a maneira que o meu computador fica, como a cadeira fica afastada da mesa, e por ai vai. E use este local somente para estudar, sempre, sem exceções. E este local, de preferência, deve ficar longe de coisas que possam tentar seu foco.
2 – Deixe seu material de estudos organizado
Evite que a falta de um lápis procrastine seu momento de estudos! Esta dica é uma experiência própria.Sabe quando você não encontra um livro, caderno, lápis ou caneta e ai diz ‘desisto, estudo depois’’? Pois é, mantenha seu material organizado e sempre no mesmo lugar. Separe as canetas, os livros, as apostilas, enfim, cada um e depois que estudar organize tudo. Além disso vai evitar que você perca tempo procurando as coisas, não é mesmo?
3 – Planejamento
Faça um bom plano de estudos, assim você sabe o que tem que estudar e o quanto. E o mais importante é seguir ele. Pense na desmotivação que vai causar você ver que não está conseguindo seguir fielmente o que estabeleceu, mas por outro lado, pense na sensação que você vai sentir ao conseguir cumpri-lo?
Crie-o conforme sua disponibilidade e siga o que estabeleceu.
4 – Pause regularmente
Estudar muito ou descansar em excesso pode prejudicar o aprendizado. Por isso tenha um meio termo. (Devo este conhecimento a minha terapeuta). Estude 45 minutos e folgue 10 minutos. Tome um ar, uma água, um café e depois comece novamente. Isso vai melhorar a fixação de conteúdo.
O que não pode fazer nestas pausas:
- Ficar no celular;
- Na internet;
- Na frente da TV.
Tente:
- Relaxar;
- Meditar;
- Beber água;
- Fazer uma pequena caminhada;
- Conversar com o cachorro
6 – Converse com pessoas
Mantenha contato com quem mora com você ou faz parte da sua vida. Explique seus horários de estudos e peça para que não te interrompam. Peça silêncio e que só lhe procurem em casos de emergência.
7 – Prioridades
Prioridades são as coisas que vem em primeiro lugar. Pense na seguinte maneira: Você está trabalhando e seu tio liga pedindo uma xícara de açúcar emprestada, o que faz? Fala para ele ir ao mercado e comprar seu açúcar porque não pode sair dali naquele momento pois será punido, sua prioridade no momento é o trabalho. Nos estudos funciona assim, se você sair correndo para pegar a xícara de açúcar vai ser prejudicado no futuro. Pense nisso e naquela hora tenha seu estudo como prioridade.
8 – Seja motivado e disciplinado
Estudar em casa é desafiador, ninguém cobrando, você determina seu horário e faz como quiser. Tenha foco. Todo dia pela manhã reveja o que você tem como objetivo e faça dos estudos um hábito. Então fique motivado
Naqueles dias onde você está sem motivação tenha disciplina e aguente firme. Disciplina vai deixar você seguir firme, pois ela faz você fazer o que precisa fazer e no futuro vai render os frutos do seu trabalho duro.
Agora é só seguir esses passos a risca e se empenhar. Lembre-se: o conhecimento é um bem que ninguém te tira, quanto mais conhecimento mais rico você será.
Estamos aqui para te mostrar o caminho da transformação em sua vida!
Respostas