Elabore uma redação para o Enem em 7 passos

O Enem está chegando e você está preparado? Vamos falar de 9 temas que estão em alta no momento e tem a possibilidade de cair na temida redação. A redação na prova é a parte que mais vale pontos. Então é importante estar preparado para passar nesta fase.
Vamos postar uma série de artigos falando sobre os temas mais debatidos no momento:

  • Onda conservadora no Brasil e no mundo
  • Retrocesso em direitos coletivos
  • Crise migratória
  • Racismo
  • Estatuto do Desarmamento
  • Escola sem Partido
  • Privacidade na internet e uso de dados de usuários 
  • Aborto
  • Corrupção
  • Dicas de atualidades

Mas para começar vamos falar sobre a redação. Neste artigo inicial sobre o Enem vamos te dar o passo a passo para elaborar uma boa redação e se sair bem. Não é um trabalho fácil escrever uma redação, vai muito além de escrever. Praticar e se dedicar é o início do sucesso.Mas como faltam poucos dias para a avaliação elaborei um passo a passo simples com 7 etapas para fazer uma redação de qualidade.
1. Seja simples
Procure usar palavras conhecidas e adequadas. Na hora de escrever seja simples. Prefira criar frases mais curtas, assim você terá domínio do assunto. Deixar as ideias organizadas vai te ajudar a ligar as frases. Não mude de assunto de uma maneira repentina. Guie o leitor levemente pela linha de argumentação.
2. Seja claro
Tudo que você escrever deve ficar claro e entendido,você não pode pensar que quem está lendo sabe o que você quer dizer, estes são os segredos de uma boa redação. Deixe evidenciado todo seu conteúdo. Não esqueça que você está passando a opinião que tem do assunto, as suas ideias e um fato. Na hora de escrever você tem que fazer o leitor entender o que ele está lendo. Ele não vai adivinhar o que se passa na sua cabeça, mas sim vai entender o que você escreveu.
3. Seja objetivo
Sabe aquela história de encher linguiça? Pois é, não faça isso. Na redação é importante passar o máximo de conteúdo com poucas palavras. Não passe a mesma ideia duas vezes, não use muitas palavras ou coisas apenas para aumentar as linhas da redação. Foque no que é necessário estar escrito no texto. Faça pesquisas sobre os assuntos que estão sendo debatidos no momento, assim vai ficar mais fácil escolher o que usar. Isso nós vamos te ajudar nos próximos artigos.
4. Não saia do contexto
Por mais que o texto seja longo ele deve seguir uma linha de raciocínio, não deixe que o texto saia do contexto. Faça uma linha de raciocínio do começo ao final. Siga a trajetória completa. Preste atenção no que está escrevendo para não fugir do assunto. Elimine o que não é necessário, assim você vai evitar as chances de se perder no meio do caminho. Você pode focar em seguir a ordem: introdução, argumentação e a conclusão da ideia.
5. Seja coerente
O fator principal para ter sucesso na hora de escrever é a coesão. As partes do texto precisam formar um todo. Então, estabeleça uma ordem para as ideias se completarem e escrevam uma narrativa. Explique, mostre as causas e as consequências.
6. Dê ênfase
Chame a atenção usando palavras de impacto, que tenham significado, especialmente na parte inicial do texto. Em partes importantes use este mesmo mecanismo para dar destaque. Conclua bem o texto, é fundamental para expressar como o assunto que você escolheu é importante. Uma dica para concluir bem seu texto é dirigir quem está lendo o texto para a ideia principal.
7. Leia e releia quantas vezes forem necessárias
Mesmo seguindo a risca todos os passos, dicas e tendo cuidado na hora de escrever você pode não ter se expressado claramente e concisamente, por isso releia o texto. Além de pensar, planejar e escrever seu texto, ler ele de novo é importante. Você não pode ter pressa, lembra do ditado ‘’a pressa é inimiga da perfeição’’? Então, aqui a pressa pode te boicotar, e muito!
Tenha calma, verifique se o tempo de leitura não ficou longo e incompreensível. Avalie se em algum momento ideias e palavras foram repetidas. Quando você lê novamente o que escreveu esses erros passam a ser notados, às vezes na hora de escrever não nos damos conta. Revise a ortografia e a acentuação.
Não se preocupe com o que já escreveu. Faça desde o início se precisar. Deixe a preguiça de lado, passe a limpo se precisar, não importa quantas vezes for preciso. No caso de escrever pelo computador, isso se torna mais simples e fácil. Não esqueça de fazer uma cópia do texto que você fez originalmente. Desta maneira você pode corrigir quantas vezes achar que é necessário e se achar que precisa voltar do inicio o documento original vai estar disponível.
Não esqueça de acompanhar o blog e conhecer um pouco mais dos temas que podem cair na redação.
Até logo!

Artigos Relacionados

Respostas