7 funções do profissional de Recursos Humanos

Hoje vamos falar daquele setor que é fundamental em qualquer empresa, sim, vamos falar do Recursos Humanos. Esta área é responsável pelo relacionamento que ocorre entre a organização e o colaborador, com o objetivo de manter uma relação dinâmica e saudável . Mas para que esse objetivo seja alcançado existem várias funções estratégicas e funcionais. Mas afinal, que tarefas o RH possui?

Aaaah, explicando, RH é a abreviação de Recursos Humanos. As responsabilidades são muitas, mas, vamos destacar neste artigo 7 delas:

  1. Recrutamento e seleção;
  2. Integração de recém contratados;
  3. Avaliação de desempenho;
  4. Treinamento e Desenvolvimento;
  5. Rotinas de Departamento Pessoal;
  6. Elaboração de Estratégias acertadas;
  7. Integração de ações de Marketing interno.

Recrutamento e Seleção

Arrisco a dizer que esta é a função mais importante de quem trabalha no RH, afinal, nenhuma empresa pode funcionar sem capital humano. Seu papel é fazer a seleção das pessoas mais qualificadas para cada tipo de trabalho, e para que isso seja possível, este profissional conta com diversas ferramentas, como, por exemplo, Job Description ( um documento geral que descreve quais as competências de cada vaga ).

Integração de recém contratados

Um recém contratado  deve possuir suas competências, porém para que seu trabalho seja realizado da melhor maneira ele deve estar entrosado com os demais colegas. Através do programa de integração, ou onboarding, o recém contratado vai se sentir parte da equipe,, entender a filosofia da empresa e entregar bons resultado.

Avaliação de desempenho

Há um grande espaço entre desempenho real e o ideal, por isso, é importante avaliar o desempenho do funcionário. Vamos usar de exemplo um consultor que vende 10 carros por mês, porém deveria vender 100. Para melhorar os resultados dele é necessário identificar o gap e reduzir esse espaço, e isso só é possível com uma boa avaliação de desempenho.

Treinamento e desenvolvimento

Um bom RH se preocupa com a evolução dos funcionários da empresa, e através de bons programas de treinamento e desenvolvimento ele incentiva os funcionários a evoluírem.  Oferecer cursos e treinamentos para os colaboradores é um investimento para a empresa. Mas um colaborador pode tomar a iniciativa de realizar um por vontade própria e com isso mostrar que veio para fazer a diferença.

A Unialcance conta com o curso de rotinas trabalhistas, são dois cursos em 1. A soma de recursos humanos e departamento pessoal no curso vai ser um destaque no currículo de qualquer pessoa que busca mostrar que é diferente. Clique aqui para conhecer o curso!

Rotinas de departamento pessoal

As rotinas burocráticas também ficam a cargo do RH, o relacionamento de empregado e empregador é amparado pela CLT. O gerenciamento de contratos de trabalho, o relacionamento com os sindicatos, benefícios obrigatórios e demais itens são funções que devem ser realizadas constantemente por este profissional e desenvolvidas muito bem sem nenhuma negligência. 

Elaboração de estratégias acertadas

O RH desenvolve estratégias para beneficiar toda a organização. Para chegar em bons resultados é necessário conhecer os resultados atuais, com o auxílio de indicadores-chave de desempenho, é possível definir metas que desafiem os funcionários e um plano de ação muito bom. Seguir esse ‘’passo a passo’’ leva aos resultados desejados.

Integração de ações de marketing interno

Desenvolver ações que motivem os funcionários a desempenharem seu papel da melhor forma possível é o foco do marketing interno, pois com isso os funcionários trazem melhores resultados a empresa. Um dos objetivos do marketing interno é transformar a empresa em uma marca que atraia novos colaboradores com vários talentos. Essa imagem forte e atrativa pode ser criada através de páginas de carreira ou redes sociais corporativas, como o linkedin. 

Estas são as principais funções de quem trabalha como RH. Se identificou e quer conhecer mais esta área? Clique aqui

Artigos Relacionados

Respostas