3 Dicas para melhorar o desempenho do seu computador

Hoje em dia está cada vez mais comum encontrarmos vírus em nossos computadores, é tanto clique aqui e ali que fica difícil de saber em quais confiar. Mas como posso melhorar o desempenho do meu computador sem que necessite gastar com programas? No artigo de hoje vamos te ajudar com três passos super simples, utilizando o próprio Windows para tirar manualmente do sistema o que quer que esteja impedindo seu funcionamento ideal. Confira:

1 – Limpando o disco

No sistema Windows existe uma ferramenta que faz a limpeza do disco, o que torna desnecessário baixar um aplicativo para limpá-lo, essa ferramenta exclui arquivos que estão armazenados no HD do computador. Este armazenamento ocorre de maneira padrão Para excluir eles você deve ir ao menu Iniciar > Acessórios > Ferramentas do sistema > Limpeza do Disco. Então, selecione o disco que você deseja fazer a limpeza – o sistema adota como padrão o armazenamento de arquivos descartáveis no C: – após a seleção clique em ‘’OK’’ e, a seguir abrirá uma janela, marque nela os itens que você deseja excluir. O último passo é clicar em ‘’OK’’ e deixar o computador realizar o processo, que pode levar alguns minutos. 

2 – Desfragmentar e otimizar unidades

Com o passar do tempo e com todas as constantes alterações que o ocorrem no PC, algumas funções ficam desorganizadas no disco rígido e isso dificulta as suas execuções de maneira correta. A desfragmentação é usada para reorganizar essas funções e facilitar o processo de execução das tarefas que a máquina precisa. Para fazer a desfragmentação vá até o menu Iniciar > Acessórios > Ferramentas do sistema > Desfragmentador de disco. Depois, clique em “Analisar disco” e, após a conclusão, clique em “Desfragmentador de disco”. Dependendo do quanto o seu sistema está fragmentado, o processo pode levar horas. Lembre que isso será útil para melhorar o desempenho, então deixe sua máquina realizar o procedimento e retorne mais tarde.

3 – Remover programas de execução automática

Assim que o PC é ligado, alguns programas podem rodar automaticamente, pois estão configurados para isso. É possível bloquear ou configurar manualmente cada um deles através das configurações do Windows. Abra o app Executar (pressionando Windows+R), digite services.msc e pressione Enter.

Irá abrir uma janela com uma lista dos programas que iniciam automaticamente, manualmente e os desativados. Escolha o app que considera desnecessário e clique duas vezes e altere o tipo de inicialização para “manual” ou “desativado”. Pode encontrar outro caminho útil usando a ferramenta Executar (clicando Windows+R), digite msconfig e clique em OK.

Clique na aba “Inicialização de Programas” na nova janela que abrirá. Nesse local você encontrará todos os aplicativos que são iniciados automaticamente junto com o PC. Lembre de ocultar os softwares ligados ao sistema para não correr o risco de interromper algum serviço importante e então desative os aplicativos que considerar desnecessários ter o início automático.

Outras dicas

Lembre de manter o seu antivírus de confiança sempre atualizado para evitar a instalação indesejada de malwares e adwares. Também é recomendado monitorar os programas que estão abertos e exigindo da sua memória RAM, CPU e disco, ficando sempre de olho através do Gerenciador de Tarefas (Ctrl+Alt+Delete). E por fim, é necessária uma limpeza frequente dos seus dados de mídia, excluindo fotos, filmes, músicas ou outros arquivos que não estão sendo usados.

Para deixar o funcionamento mais otimizado, através da janela Opções de Desempenho, selecione a opção “Ajustar” para obter um melhor desempenho. O Windows removerá várias animações e detalhes gráficos, deixando apenas o necessário e tornando o processamento mais leve e rápido.

Gostou da dica?

Nós podemos te ajudar a compreender mais sobre o assunto, seja para usar como um trabalho ou para cuidar da vida útil do seu computador em casa, clique aqui (link do curso de informática)b  para conhecer nosso curso de informática. 

Artigos Relacionados

Respostas