Curso Elétrica de Automóveis

Objetivo do Curso
Preparar o aluno para ser assistente de elétrica mecânica, para atuar em auto elétrica.

Plano de ensino:

- Conhecimentos de eletricidade (Matéria, prótons, elétrons); eletricidade estática; Grandezas (tensão elétrica, corrente elétrica, resistência elétrica, frequência elétrica, potência elétrica); Corrente contínua e corrente alternada.

- Medição de cada grandeza elétrica; identificação de defeito em alguma medição.

- Lei de ohm.

- Eletromagnetismo; tipos de circuito elétrico (paralelo, série e misto); tipos de resistores (fixo trimpot, NTC, PTC, LDR). - Testes de diodos; testes de capacitores; medições de pulsos de injeção eletrônica em Ms; - Medições de componentes (injetores, sensores de nível, sensores TPS, sensores fase, sensores de rotação, Motor de passo, Bobina de ignição primária e secundária, sensores de temperatura); Medição de ângulo de permanência.

- Ensinamento de instalação de relê e seu funcionamento; teste de bateria e seu estado a partir dos testes realizados; teste de queda de tensão ao positivo e ao negativo (DDP); queda máxima no momento da partida.

- Verificação da tensão harmônica do motor de partida e do alternador (rippel);

- Medição e teste de sistema de carga do alternador, evitando a desmontagem e troca desnecessária; procedimentos corretos para remoção da bateria e sua troca, evitando problemas futuros.

- Testes de fuga de corrente, consumo de energia da bateria com o veículo parado;

- Alternador (testes de seus componentes, desmontagem, montagem, substituição de peças).

- Motor de partida (teste de seus componentes, desmontagem, montagem, substituição de peças); Identificação de linhas elétricas (linha 30, linha 15, linha 87); Leitura de esquemas elétricos.

A quem se destina
As pessoas interessadas em uma nova profissão ou até mesmo para uso próprio.
Site desenvolvido e estruturado por Maiquel Rafael Kunz.